quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Faltou "Inteligência"

FBI investiga acesso de amante de ex-chefe da CIA a arquivos secretos
DE SÃO PAULO
De acordo com o jornal americano "Washington Post", o FBI (polícia federal dos Estados Unidos) está investigando como a amante do ex-diretor da CIA David Petraeus teve acesso a arquivos confidenciais do governo do país.
Paula Broadwell, que escreveu a biografia de Petraeus e teve um envolvimento romântico com ele, enviou e-mails ameaçadores a Jill Kelley, uma suposta rival pelo afeto do ex-diretor da CIA. As investigações iniciadas pelas mensagens já levaram à renúncia de Petraeus à chefia da CIA e à suspensão da indicação do general John Allen ao Na noite de segunda-feira, o FBI realizou buscas na casa de Broadwell, na Carolina do Norte, e apreendeu diversas caixas de material para inquérito.
De acordo com fontes do "Washington Post", a polícia encontrou documentos ligados à segurança nacional na residência da amante. Broadwell e Petraeus negam que ele tenha vazado informações sigilosas.
O adultério é crime militar nos EUA. No caso da CIA, ele é perigoso por causa de um possível vazamento de informações que comprometam a segurança do país e por tornar o adúltero um alvo fácil para chatagens.
ENTENDA O CASO
Jill Kelley e o então general David Petraeus trabalharam juntos durante anos na base militar MacDill, em Tampa, na Flórida. Ela era voluntária e ele, o comandante geral da base.
Recentemente, Kelley recebeu diversos e-mails anônimos ameaçadores, que diziam que ela deveria se afastar de Petraeus, embora não se saiba se os dois tiveram algum envolvimento romântico. Amedrontada, Kelley pediu ao FBI que investigasse a autoria dos e-mails.
Eventualmente, o FBI descobriu que quem estava por trás das mensagens era a biógrafa enciumada do ex-general Petraeus, Paula Broadwell. Essa investigação levou à conclusão de que Broadwell e Petraeus tiveram um caso, embora ele fosse casado. Broadwell via em Kelley uma rival pelo afeto de Petraeus e, por isso, escreveu os e-mails com ameaças.
Na última sexta-feira, após descobrir que o FBI o investigava, Petraeus, que chefiava a CIA há pouco mais de um ano, depois de ser aposentar do Exército, renunciou ao cargo.
O FBI também investiga o general John Allen, que trocou cerca de 20 mil páginas de e-mails com Jill Kelley, supostamente flertando com ela.
Ainda não está claro o grau de envolvimento dos e-mails trocados entre Allen e Kelley com o caso. Allen e Petraeus foram os dois generais de maior destaque do Exército americano nos últimos anos.