terça-feira, 15 de maio de 2012

Ban Ki-moon saúda Sudão do Sul por retirar forças policiais da disputada região de Abyei
15 de maio de 2012 · Notícias - ONU


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou no sábado (12/05) o Sudão do Sul pela decisão de retirar suas forças policiais da área de Abyei, na fronteira com o Sudão, que vem sendo disputada entre os dois países. E pediu que o Sudão também retire suas forças policiais da área, cumprindo o acordo assinado em junho de 2011.
“O Secretário-Geral pede que os governos do Sudão e do Sudão do Sul voltem às negociações sob a tutela da União Africana para resolver as diferenças entre os países”, destacou seu Porta-Voz. Ban conclamou os governos para que mecanismos de monitoramento e verificação de fronteira sejam colocados em prática.
O Conselho de Segurança criou uma Força de Segurança Interina das Nações Unidas para Abyei (UNISFA) em junho de 2011, após a explosão de violência quando as tropas sudanesas tomaram controle da área, explusando dezenas de milhares de pessoas, semanas antes da proclamação de independência do Sudão do Sul, em julho de 2011.
Um referendo que deveria determinar o destino de Abyei, em janeiro de 2012, fracassou por discordâncias sobre quem poderia votar. Os esforços para estabelecer uma administração temporária para Abyei também falharam, já que ambos os lados relutaram em retirar suas forças policiais da área.