quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bomba explode perto de comboio de observadores da ONU na Síria
9 de maio de 2012 · Destaque  - ONU



hoje (09/05) próximo de um comboio da Missão das Nações Unidas para a Supervisão na Síria (UNSMIS), quando os observadores militares entravam na cidade de Dara’a.
“Não houve vítimas entre os observadores, mas vários soldados sírios ficaram feridos”, disse em Genebra Ahmad Fawzi, Porta-Voz do Enviado Especial das Nações Unidas e da Liga dos Países Árabes para a Síria, Kofi Annan.
“[O Comandante da UNSMIS] General Mood disse a jornalistas que acompanhavam seu comboio que este era um exemplo do que o povo sírio estava sofrendo diariamente e que todas as formas de violência devem parar”, acrescentou o Porta-Voz.
O plano elaborado por Annan pede o fim da violência, acesso para agências humanitárias auxiliarem os necessitados, libertação dos detidos, início de diálogo político inclusivo que considere as aspirações do povo e acesso irrestrito da mídia internacional ao país.
A crise na Síria começou em março de 2011 com protestos similares aos da Primavera Árabe e resultou na morte de mais de 9.000 pessoas, a maioria civis.