quarta-feira, 23 de maio de 2012

Irã fez contraproposta sobre questão nuclear, diz delegação
DA FRANCE PRESSE, EM BAGDÁ
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O Irã fez uma contraproposta às grandes potências durante as negociações sobre o programa nuclear de Teerã nesta quarta-feira, indicou um membro da delegação iraniana.
A fonte, que falou em condição de anonimato, acrescentou que as negociações prosseguem nesta quarta-feira e na quinta-feira na capital iraquiana.
"O Irã realizou uma contraproposta em cinco pontos durante a primeira rodada de negociações com o Grupo 5+1 --Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha. Nossas propostas se baseiam no TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear), nos princípios do 'passo a passo' e da reciprocidade aceitos em Istambul", declarou.
"Esperamos que a outra parte nos conteste durante a segunda rodada de negociações na noite desta quarta-feira", acrescentou.
"As negociações continuarão na quinta-feira", disse ainda a fonte.
NEGOCIAÇÕES
O Irã e seis potências mundiais começaram hoje em Bagdá uma nova negociação sobre o programa nuclear iraniano. As potências ocidentais afirmam que o Irã procura fabricar a bomba atômica, enquanto o Irã afirma que seus objetivos são unicamente civis.
Os representantes do Irã e do Grupo 5+1 se reuniram em uma residência oficial da Zona Verde, um bairro hiperprotegido no centro da capital iraquiana.
Uma reunião em Istambul em meados de abril, a primeira em 15 meses, havia aberto o caminho para a reunião desta quarta-feira em Bagdá.
EUA
Ontem, o governo dos Estados Unidos demonstrou ceticismo em relação ao diálogo com o Irã edeclarou que o país "será julgado" pelos avanços no programa nuclear, mas é "um passo a frente" o acordo da República Islâmica com a AIEA (gência Internacional de Energia Atômica), vinculada à ONU.
"É importante notar que o anúncio de hoje é um passo adiante, mas os Estados Unidos julgarão o comportamento de Teerã com base nos seus atos", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em entrevista coletiva nesta terça. "Promessas são uma coisa, ações e cumprimento de obrigações são outra".
O representante confirmou que o governo americano continuará pressionando as autoridades de Teerã a suspenderem as atividades atômicas, com o uso de sanções econômicas contra o país e membros do governo de Mahmoud Ahmadinejad.
Na segunda (21), o Senado americano aprovou mais um grupo de sanções econômicas. As novas restrições são feitas às contas do Corpo da Guarda Revolucionária do Irã e pede às companhias americanas que comuniquem a existência de negócios relacionados com o Irã à Comissão de Exportações e Segurança.