terça-feira, 8 de maio de 2012

ONU está compromissada em ajudar países devastados pela guerra a construir e manter a paz, diz Ban
7 de maio de 2012 · Notícias - ONU


todo o possível para evitar que as sociedades devastadas pela guerra entrem novamente em conflito, disse hoje (07/05) o Secretário-General da ONU, Ban Ki-moon, acrescentando que, apesar de alguns retrocessos, a construção da paz continua sendo um elemento crucial dos esforços da organização.
“Houve retrocessos. Mas o balanço final é claro: a ONU está lá onde somos mais necessários. E, com a mesma clareza, nosso compromisso tem ajudado muitas sociedades a fazer um novo começo.”
Em discurso para o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, DC, Ban destacou o trabalho das 16 operações de manutenção da paz da ONU e das 15 missões políticas na área da construção da paz – um mandato central da Organização.
O Secretário-Geral ressaltou que a construção da paz salva vidas, protege os direitos humanos e promove o Estado de Direito, acrescentando que também economiza dinheiro.
Ban observou que, embora os conflitos violentos tenham diminuído significativamente nas últimas duas décadas, 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem em países frágeis ou afetados por conflitos. “Para eles, o mundo não é sentido de forma segura. Para eles, a injustiça, insegurança e desigualdade definem seus dias.”
“Vemos rebeldes, gangues e o crime organizado minando as instituições de Estado. Vemos a violência impulsionada pela exclusão política, os conflitos sobre recursos naturais, a falta de postos de trabalho, queixas sobre corrupção e abusos dos direitos humanos”, disse.
“Nos últimos 20 anos, vimos também muitos países que pensaram que tinham posto um fim ao conflito violento entrarem em guerra novamente”, declarou, acrescentando que as suas instituições políticas destes países ainda não eram suficientemente eficazes para resolver as diferenças pacificamente.
“Nosso objetivo é concentrar-se não só sobre a paz negativa – a ausência de violência – mas também sobre os fundamentos da estabilidade a longo prazo – a paz positiva”, afirmou Ban. “Nosso objetivo é dar confiança às pessoas (…) e apoio político a longo prazo, especialmente quando imprensa e outros deslocam sua atenção para outras crises.”