quarta-feira, 23 de maio de 2012

ONU aumenta a proteção a civis após surto de violência na República Democrática do Congo
23 de maio de 2012 · Notícias  - ONU


A Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo  (MONUSCO) tem intensificado a proteção a civis após a última explosão de violência na província de Kivu do Norte, no leste do país. No mês passado, um ex-líder rebelde acusado de crimes de guerra promoveu um motim na região.
“O que estamos enfrentando agora teve origem no início de abril, quando Bosco Ntaganda começou um motim de tropas integradas às FARDC [Forças Armadas da República Democrática do Congo], embora, na verdade, muitos nunca tenham aceitado plenamente a autoridade do governo central, incluindo o próprio Ntaganda”, disse o Chefe da MONUSCO, Roger Meece.
“Acredito que as ações de Ntaganda naquele momento foram provavelmente motivadas pelo medo de que a rede estava se fechando para sua prisão ou outra ação contra ele”, acrescentou o Chefe da Missão.
Segundo Meece, as Forças de Paz estão ativamente envolvidas em várias ações, incluindo a proteção de áreas vulneráveis, como a cidade de Sake, que as tropas de Ntaganda tentaram tomar.
Meece informou ainda que os combates causaram deslocamento “significativo” de civis, internamente e também para Ruanda e Uganda. A MONUSCO está trabalhando para facilitar o acesso humanitário às áreas de conflito.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) repassou na terça-feira (22/5) informações divulgadas pelas autoridades de Uganda, segundo as quais um adicional de 13 mil a 15 mil refugiados da RDC entraram no país durante os últimos dias. Entre 6 mil e 7 mil já haviam cruzado as fronteiras.
O Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, afirmou semana passada que está buscando novas acusações contra Ntaganda – relacionadas a crimes de guerra e contra a humanidade. O TPI já emitiu um mandado de prisão, em 2006, por atos criminosos cometidos contra civis na região de Ituri, no Congo, entre 2002 e 2003.