quarta-feira, 9 de maio de 2012


Principalmente devido à recente crise que abalou diversos países, a previsão da “Organização Internacional do Trabalho” (OIT) é de aumento do desemprego no mundo. Para a Instituição, até o fim deste ano (2012) serão 202 milhões desempregados e, em 2016, esse número deve chegar a 210 milhões*. É mais que a população do Brasil.
Atualmente, a titulo de exemplo, um em cada quatro jovens espanhóis está desempregado e as prospecções para o país não são otimistas: é possível que um em cada três espanhóis com menos de trinta anos fique desempregado no curto prazo. Os Estados Unidos, estopim da Crise, apresentam 8,1% de desemprego, indicando leve melhora do índice neste ano.
Os grandes vilões do quadro sombrio de desemprego mundial, após a Crise, são as políticas de austeridade adotadas pelos países, que “[estão] aprofundando a crise de emprego e [poderão] inclusive conduzir a outra recessão na Europa”, segundo o autor do estudo, Raymond Torres**.
O Brasil é apontado positivamente pelo estudo, dadas as políticas adotadas pelo país nos últimos anos, ao contrário da Grécia, que aceitou o pacote de austeridade que inclui a diminuição do salário mínimo em 20%. Se a OIT estiver correta, teremos um futuro incerto na “Zona do Euro”.
————–
Fontes:
*Ver: