quarta-feira, 16 de maio de 2012

Observadores da ONU sobrevivem a atentado na Síria
15 de maio de 2012 · Notícias - ONU

Três veículos que faziam parte de um comboio da Missão de Supervisão da ONU na Síria (UNSMIS), em Khan Cheikhoun, se deslocavam quando um dispositivo explosivo improvisado foi detonado no meio da tarde de hoje (15/5), horário local.
A informação foi dada pelo Enviado Especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, e por seu porta-voz, Ahmad Fawzi, a jornalistas em Genebra. “Três veículos foram danificados e o pessoal da ONU não se feriu. A Missão enviou uma patrulha para a área para retirar os observadores militares da ONU”.
A crise na Síria, que começou em março de 2011 com um movimento de protesto semelhante em países do norte da África e Oriente Médio denominado Primavera Árabe, já custou mais de 9 mil vidas, a maioria civis. Além disso, dezenas de milhares de pessoas tiveram que se deslocar de áreas de conflito.
O Gabinete do Porta-voz da UNSMIS, em Nova York, afirmou que pesados combates ocorreram na segunda-feira (14) em Tal Biseh e Rastan. Observadores da ONU testemunharam uma rodovia na região bloqueada pelas forças do Governo. Uma patrulha da Missão ajudou a acalmar a situação e liberou a estrada após o entendimento com as forças governamentais.
Na quarta-feira da semana passada, uma bomba explodiu nas proximidades de um comboio de observadores da UNSMIS, próximo à cidade de Dar’a. A explosão feriu vários soldados sírios que acompanhavam a delegação.
Autorizado pelo Conselho de Segurança no mês passado através da Resolução 2043, a UNSMIS é encarregada de monitorar o cessar-fogo na Síria e apoiar a implementação integral do plano de Kofi Annan, que conta com seis pontos: o fim da violência; o acesso de agências humanitárias para prestar socorro aos necessitados; a libertação dos detidos; o início de um diálogo político inclusivo que leve em conta as aspirações do povo sírio; e o acesso irrestrito de meios de comunicação internacionais ao país.