terça-feira, 29 de abril de 2014


Criança realiza check-up para desnutrição em ponto médico de Bangui. Foto: UNICEF/Roger LeMoyne

UNICEF alerta: mais crianças morrerão devido à fome do que à guerra na República Centro-Africana

28 de abril de 2014 · Notícias  -ONU

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) informou, na sexta-feira (25), que o número de crianças com severos casos de desnutrição em Bangui, capital da República Centro-Africana (RCA), triplicou desde o início do ano, e afirmou que o quadro tenderá a piorar nos próximos meses.  ”Aqui na RCA”, afirmou o representante do UNICEF no país, Souleymane Diabaté, “mais crianças morrerão por desnutrição e doenças relacionadas do que por balas, e a situação ficará ainda pior durante a estação chuvosa – auge dos casos de diarreia e malária”.

Quase 680 casos de desnutrição foram reportados pelo Hospital Pediátrico de Bangui somente no primeiro trimestre de 2014, contra 214 casos em todo o ano anterior. Estimativas do UNICEF, que já requereu 11 milhões de dólares para programas de nutrição infantil na RCA, revelam que até 28 mil crianças poderão sofrer de formas agudas da condição no país este ano.

“A maior parte das famílias não tem conseguido cultivar suas plantações e garantir o próprio sustento”, disse o porta-voz do UNICEF, Christophe Boulierac, a jornalistas em Genebra (Suíça). “Outros obstáculos incluem a falta de acesso à água potável, saneamento básico e serviços de saúde”, completou.