terça-feira, 8 de abril de 2014

Crise contínua na República Centro-Africana está devastando o país, afirma novo estudo da ONU
8 de abril de 2014 · Notícias - ONU
Após início da temporada de chuvas, fica mais difícil levar ajuda aos deslocados na RCA. Foto: OCHA/Laura Fultang
A crise na República Centro-Africana (RCA) está devastando a economia e a capacidade das pessoas de garantir suas necessidades básicas, afirma novo estudo da ONU, publicado nesta segunda-feira (7). O documento adverte que, com a violência contínua e o início da temporada de chuvas, as ações necessárias para conter a deterioração da situação humanitária do país estão ficando cada vez mais difíceis e caras.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) alertam que o país precisa de uma operação humanitária “longa e cara” pelo menos durante os próximos 18 meses para evitar trágicas consequências e possibilitar o caminho para a reconstrução.
A avaliação conjunta afirma que o conflito que afeta o país desde dezembro de 2012 tem causado a destruição dos meios de subsistência e como resultado, cerca de 1,6 milhão de pessoas precisam urgentemente de ajuda alimentar – mais que o dobro do número pessoas estimadas em fevereiro de 2013.
O relatório constata que as perspectivas para a safra de 2014, começando em março/abril, são pessimistas, dado o nível de insegurança e falta de insumos agrícolas. O setor da  agricultura, a espinha dorsal da economia – que fornece cerca de 57% do produto interno bruto (PIB) do país -, foi o mais prejudicado de todos.
Descrevendo a RCA como nas garras de uma “emergência aguda e complexa”, as agências relatam que houve uma perda drástica da diversidade da dieta, e uma grande redução da ingestão de proteínas animais, o que levanta sérias preocupações para a nutrição e saúde de famílias, especialmente entre as crianças.