terça-feira, 22 de abril de 2014


Resolução de Belarmino Lins e Tony Medeiros institui Medalha do Mérito Militar Jorge Teixeira
 

Com aprovação do plenário Ruy Araujo, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) instituiu a Medalha do Mérito Legislativo Coronel Jorge Teixeira, como homenagem especial a militares de carreira do Exército e autoridades civis que, por sua dedicação e capacidade profissional, hajam prestados bons serviços ao Estado do Amazonas e em especial ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). A propositura é de autoria conjunta dos deputados estaduais Belarmino Lins (PMDB) e Tony Medeiros (PSL).

Segundo Belarmino, a medalha, com o nome de Jorge Teixeira, também representa uma distinção ao Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, ex-prefeito de Manaus na década de 70 e fundador do Colégio Militar. Nascido em 03 de junho de 1921, na cidade de General Câmara, Rio Grande do Sul, tinha curso superior, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, na turma de 1947. Fez mestrado em Educação Física, na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1963.

“Teixeirão”, como era conhecido, foi o primeiro comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), criado pelo Decreto Presidencial no 53.649, de 2 de março de 1964. “Coube ao saudoso Teixeirão a escolha e delimitação da área da sede do campo de instrução e a construção dos pavilhões que deram personalidade ao CIGS”, detalha Belão.

Conforme o parlamentar, em 15 de abril de 1975 Teixeirão foi nomeado pelo então governador Henock da Silva Reis prefeito de Manaus. Na época, a cidade começava a despontar em termos de crescimento econômico, geográfico e populacional, após a instalação da Zona Franca de Manaus.

De acordo com Belarmino, o coronel Jorge Teixeira agilizou projetos que viabilizaram ações de reestruturação da cidade com pouco mais de 300 mil habitantes. “Na verdade, ele preparava Manaus para a inevitável explosão populacional provocada pelo crescimento do Polo Industrial de Manaus”, afirma.

“Teixeirão” foi também o último governador do antigo Território Federal de Rondônia e o primeiro governador do novo Estado, tendo sido nomeado pelo presidente da República João Baptista de Figueiredo, assumindo o cargo em 10 de abril de 1979. Belarmino ressalta que em 1º de junho de 2005, Jorge Teixeira recebeu homenagem póstuma na Assembleia Legislativa do Amazonas.