segunda-feira, 7 de abril de 2014


Presidente ucraniano diz que Rússia começou 'segundo estágio' de ação

Turchinov disse que Moscou tem como objetivo separar seu país.
Ativistas pró-russios proclamaram uma 'república soberana' em Donetsk.

A ação separatista de ativistas pró-russos no leste da Ucrânia, onde prédios públicos foram ocupados na cidade de Donetsk, mostram que o “segundo estágio” das operações especiais da Rússia na Ucrânia estão em andamento e que têm como objetivo separar o país, disse o presidente interino ucraniano, Oleksander Turchinov, nesta segunda-feira (7).

Em discurso transmitido pela TV, Turchinov afirmou que a ação em Donetsk - onde os manifestantes proclamaram uma “república soberana” - e nas cidades de Kharkiv e Luhansk mostra que os inimigos da Ucrânia estão “jogando o mesmo cenário da Crimeia”, em uma referência à tomada da península pelos russos e sua anexação.

“Nós não vamos permitir isso”, afirmou.

Turchinov também alertou que alguns separatistas pegaram em armas. “Medidas anti-terroristas serão tomadas contra aqueles que usarem armas”.

Os ativistas pró-Moscou que ocupam desde domingo (6) o principal edifício do governo local de Donetsk, na região leste da Ucrânia, proclamaram nesta segunda-feira (7) uma "república soberana", indicou um de seus representantes à imprensa.

Um vídeo publicado no YouTube mostra um homem que anuncia: "Buscando criar um estado popular, legítimo e soberano, proclamo a criação do estado soberano da República Popular de Donetsk".

O anúncio foi recebido com aplausos de mais de 100 homens reunidos em um auditório do que parece o prédio do governo de Donetsk.

Segundo a agência Interfax, os manifestantes decidiram organizar um referendo referendo de soberania regional até 11 de maio.

O site de notícias local Ostrov afirma que os ativistas pediram para integrar a Federação Russa.