segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Forças de paz da ONU são atacadas novamente nas colinas de Golã
30 de agosto de 2014 · Notícias - ONU
Novos ataques ocorrem em meio à tentativa de libertação de 44 membros das tropas da ONU na região, detidos por grupos armados que fazem oposição ao governo da Síria.

Um posto de observação da força de paz da ONU nas Colinas de Golã (UNDOF), na Síria. Foto: ONU/Gernot Maier
As Nações Unidas disseram que suas forças de paz nas colinas de Golã foram atacadas por elementos armados neste sábado (30), em meio aos esforços pela libertação segura de 44 capacetes-azuis detidos na quinta-feira (28).
Não há mortes registradas entre o pessoal da força das Nações Unidas na região, a UNDOF, nos incidentes deste sábado, disse a ONU em nota divulgada à imprensa.
De acordo com a missão, o uma “força de reação” foi instalada em uma das posições da ONU na região, de número 69, alvejada por elementos armados. Todos os 32 funcionários filipinos da ONU nesta posição já estão a salvos. Há ainda outros 40 funcionários filipinos da ONU em uma posição diferente, cujos movimentos ainda são restritos.
Elementos armados também atacaram a posição 68 da ONU com artilharia pesada, informou a Organização. As forças de paz da ONU reagiram, impedindo que os agressores invadissem a posição. Membros das forças da ONU foram impedidos de sair por conta dos tiroteios contínuos.
A UNDOF também retirou seu pessoal de um de seus postos de observação como medida de precaução, após tiroteios nas proximidades.
A ONU acrescentou que ainda está trabalhando para a liberação segura das 44 membros das forças de paz de Fiji, detidos por elementos armados da oposição na quinta-feira (28), em meio aos crescentes combates na área entre as forças governamentais da Síria e os grupos armados que se opõe ao regime de Bashar al-Assad.