quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ex-senador do Brasil é preso na Bolívia
JAIRO BARBOSA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO VELHO
O ex-senador Mário Calixto Filho foi detido na noite desta quarta feira (20). Calixto estava na cidade boliviana de Guayará Mirin (a 400 km de Porto Velho) para participar de uma reunião entre autoridades daquele país e políticos brasileiros.
A prisão do ex-senador foi feita pela Guarda Nacional da Bolívia, a pedido do delegado da Polícia Federal em Guajará Mirim, Júlio Mitsuo Fujik.
Da reunião participavam entre outros políticos o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB). Mário Calixto Filho estava foragido da Justiça rondoniense desde junho passado, quando deixou um hospital particular em Porto Velho, onde estava preso em tratamento de saúde.
Ao ser preso, Calixto, segundo a PF, apresentou cópia de um documento de que seria refugiado político na Bolívia, mas a polícia não reconheceu o benefício.
Ele foi condenado por desvio de dinheiro público da Assembleia Legislativa de Rondônia, nas Centrais Elétricas de Rondônia e por tráfico de influência com o objetivo de garantir isenção fiscal. Ainda cabe recurso.
O ex-senador está preso na cadeia pública de Guayará Mirin e somente poderá ser enviado para o Brasil com autorização da chancelaria boliviana. Calixto é dono do jornal "Estadão do Norte" e foi senador no ano de 2004 pelo PMDB, quando Amir Lando assumiu o Ministério da Previdência.
Sérgio