quinta-feira, 21 de novembro de 2013

VENEZUELA

Amplos poderes de Maduro na Venezuela preocupam os EUA
Brasil Econômico   - Por AFP 20/11/13 19:38

Na sexta-feira, Maduro antecipou que "a primeira lei habilitante que vamos ter é a lei de limitação dos
O presidente recebeu da Assembleia Nacional, a "lei habilitante", com a qual poderá governar por decreto, durante um ano, em matéria econômica e de combate à corrupção
WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos está "preocupado" com os amplos poderes concedidos ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que poderá governar sem consultar o Poder Legislativo, afirmou nesta quarta-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
"Estamos preocupados porque a Assembleia Nacional da Venezuela garantiu poderes ao presidente Maduro para emitir decretos pelos próximos 12 meses", disse a porta-voz da Chancelaria americana.
Segundo Psaki, o governo americano considera "importante para as instituições democráticas servir a seus papéis designados e apropriados. E acreditamos que a separação de Poderes (...) é elemento essencial da democracia".
Na  última terça-feira, a Assembleia Nacional venezuelana aprovou amplos poderes a Maduro para levar adiante o que ele apresentou como sua "guerra econômica", com o objetivo de assegurar a "ordem econômico de transição ao socialismo".
Nesta quarta, Psaki disse em Washington que a medida "é permitida pela Constituição na Venezuela, mas isso não a torna boa, porque, como acreditamos, é importante que as pessoas tenham voz em qualquer processo de tomada de decisão".