quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Irã convida inspetores da agência nuclear da ONU para visita a instalação em Arak

28 de novembro de 2013 · Notícias - ONU

O Irã convidou inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para visitar uma instalação nuclear de água pesada, anunciou nesta quinta-feira (28) o chefe da agência nuclear das Nações Unidas.

“Posso informar ao Conselho que recebemos um convite do Irã para visitar a Unidade de Produção de Água Pesada, em Arak, em 8 de dezembro”, disse o diretor-geral Yukiya Amano ao Conselho de Governos da agência em uma reunião, em Viena, de atualização sobre o trabalho da AIEA de verificação nuclear, segurança e uso pacífico de tecnologias nucleares.

“Todas as outras questões pendentes, incluindo aquelas levantadas em meu relatório anterior para o Conselho, serão abordadas em etapas subsequentes”, disse Amano, lembrando que em 11 de novembro a agência da ONU uma declaração conjunta sobre um Quadro de Cooperação com o Irã.

No âmbito do Quadro, o Irã e a AIEA concordaram em “fortalecer a cooperação e o diálogo para garantir a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear do Irã através da resolução de todas as questões pendentes”. O Irã se comprometeu a implementar seis medidas práticas dentro de três meses.

Os comentários do chefe da AIEA vêm após um avanço diplomático no início da semana na sequência de um anúncio separado de que o Irã havia feito um acordo interino com seis outros Estados-membros da ONU em relação a suas atividades nucleares.

“Recebi uma carta da alta representante da União Europeia, Catherine Ashton, em nome de China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos que diz respeito ao Plano de Ação Conjunta combinado com o Irã em 24 de novembro, em Genebra”, disse Amano ao Conselho. Segundo ele, a carta afirma que “a AIEA terá um papel importante na verificação das medidas do domínio nuclear”, o que foi combinado em Genebra.

“Acolho o Plano de Ação conjunto. Estamos agora olhando para o caminho no qual elementos do acordo relevantes para a Agência podem ser postos em práticos”, disse o chefe da AIEA, observando que isto incluirá implicações de financiamento e pessoal. “Esta análise levará algum tempo. Consultarei o Conselho assim que possível quando estiver concluída”, acrescentou.