quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Forças da Otan chegam a cidade ocupada por talibãs, no Norte do Afeganistão

As forças especiais integram tropas dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e da Alemanha, acrescentou uma fonte militar à AFP, que não especificou o contingente
30 de Setembro de 2015
AGÊNCIA LUSA
Forças especiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chegaram hoje (30) a Kunduz, no Afeganistão, para reforçar as tropas afegãs que estão na região, depois de, na segunda-feira (28), os talibãs terem tomado esta cidade estratégica do Norte do país.
"Forças especiais da coligação estão no terreno, em Kunduz, para aconselhar os seus parceiros afegãos", revelou um porta-voz da Otan.
As forças especiais integram tropas dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e da Alemanha, acrescentou uma fonte militar à AFP, que não especificou o contingente.

Os talibãs tomaram Kunduz na segunda-feira, na sua maior conquista militar desde que foram retirados do poder em 2001.

As forças afegãs lançaram na terça-feira uma ofensiva para recuperar Kunduz, com apoio aéreo dos Estados Unidos. A operação já lhes permitiu recuperar algumas partes da cidade.
De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelas autoridades, o número de mortos (quase todos talibãs, segundo informações oficiais) supera uma centena, registrando-se quase 200 feridos.
Segundo o governo afegão, os talibãs foram expulsos de edifícios como a sede da polícia e a prisão, mas a operação militar continua com apoio aéreo dos Estados Unidos, que mantêm 9,8 mil militares no país em missão de combate.