quinta-feira, 1 de outubro de 2015

GLO: Prorrogada a presença das Forças Armadas no interior do MS


 

Foto: Chico Ribeiro / Governo MS

Militares devem preservar a ordem pública diante às situações de conflitos na região.
Com a decisão, que atende a uma solicitação do governo do estado, as tropas do Exército permanecem no local, até o final do próximo mês, com a missão de preservar a ordem pública diante à situação de conflito entre indígenas e proprietários rurais da região.

A Operação, de caráter temporário, visa implementar medidas de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)abrangendo, em particular, os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista e Ponta Porã. A missão envolverá os Ministérios da Defesa, da Justiça, das Relações Exteriores, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e órgãos de segurança pública federais e estaduais e outros que, eventualmente, venham tomar parte nas operações.

A ação será executada pelo Comando Militar do Oeste (CMO), na coordenação e no controle operacional do emprego de tropas e meios pertinentes que já se estão naquela região do conflito. 
A GLO assegura aos militares das Forças Armadas o poder de efetuar prisões em flagrante, patrulhamentos e vistorias. Seu emprego se dá por meio das seguintes legislações:Lei Complementar nº 97/1999; Decreto nº 3.897/2001 eartigo 142 da Constituição Federal.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa