sábado, 3 de outubro de 2015

Uma criança de dois anos desnutrida recebe atenção médica em um hospital na capital do Iêmen, San’a. Foto: UNICEF/Yasin

Conflito no Iêmen já levou à morte mais de 500 crianças, diz UNICEF

Com mais seis meses de conflito no país, cerca de 10 milhões de crianças precisam de assistência humanitária.

De acordo com dados publicados pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), o conflito no Iêmen levou à morte mais de 500 mortes de crianças e 1,7 milhões de pessoas estão sob risco de desnutrição. Ainda, aproximadamente 10 milhões de crianças, o equivalente a 80% da população menos de 18 anos, precisam de assistência humanitária.
Segundo o UNICEF, mesmo antes do conflito, o Iêmen passava por dificuldades na área de nutrição, já que o país produz menos de 10% da quantidade de alimentos necessária para abastecer o país, dependendo de importação. A escala de violência e o bloqueio dos portos complicam este cenário e agravam a insegurança alimentar.
A organização atribuiu o atual risco de desnutrição à carência de alimentos e o difícil acesso aos mercados por conta dos conflitos, além de diminuição de oportunidades de trabalho e reduzido acesso à assistência médica e saneamento.
De acordo com a publicação Estado da Crise: Bombas Explosivas no Iêmen, publicada pela Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) em parceria com a Ação sobre a Violência Armada (AOV), em 13 incidentes separados, mais de 100 civis morreram ou foram feridos em cada um. Para o autor da publicação, Robert Perkins, o conflito no Iêmen é ainda mais devastador do que a crise na Síria e no Iraque.