quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ministro Aldo debate cooperação em defesa com a Finlândia
Brasília, 20/10/2015 – Em visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à Finlândia, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, teve encontro, nesta terça-feira (20), com seu contraparte, Jussi Niinistö. Eles debateram sobre a ampliação da cooperação para o setor de Defesa entre os dois países.
Foto: Divulgação

Na reunião ministerial foram discutidos temas como o desenvolvimento de áreas de pesquisa, apoio logístico, material e serviços de defesa; a partilha de conhecimentos científicos e tecnológicos; e a colaboração para sistemas e equipamentos, incluindo os de uso militar nacional e estrangeiro. O ministro finlandês virá ao Brasil, em breve.
A primeira ida da presidenta Dilma à nação escandinava tem o objetivo de aprofundar o diálogo em setores prioritários como educação e ciência, tecnologia e inovação. Também estão sendo tratados temas da agenda internacional nas áreas de comércio e finanças, meio ambiente, mudança do clima e reforma das Nações Unidas.
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Ainda nesta terça-feira, Dilma foi recebida no Palácio Presidencial da Finlândia pelo presidente, Sauli Niinistö. Ela participou de reunião com empresários e investidores, na sede da entidade dedicada ao estímulo à exportação do país, a Finpro. Na ocasião, explicou que o governo praticou, nos últimos seis anos, uma política anticíclica, que foi responsável por garantir, durante este período de crise internacional, uma das menores taxas de desemprego em toda a história do Brasil.
A visita acontece após passagem da comitiva brasileira pela Suécia, onde a presidenta e o ministro da Defesa Aldo Rebelo, entre outras ações, visitaram a sede da empresa SAAB, que está desenvolvendo os novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), os Gripen NG.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa