sexta-feira, 19 de outubro de 2012


O Governo cubano anunciou na terça-feira, dia 16 de outubro, que novas medidas serão adotadas a partir do ano que vem, definindo uma mudança na política migratória do país. De acordo com o divulgado, para um cidadão cubano sair da Ilha não será mais necessário obter autorização governamental, bastando o seu passaporte (um novo que será solicitado, ou renovado) e o visto dado pelo país para onde pretende se dirigir.
Outro grande avanço anunciado está na extinção da necessidade de uma carta de convite, vinda do exterior de alguém que receberia este cidadão de Cuba, a qual seria submetida à avaliação de Órgãos governamentais para emitir o visto de saída do país.



Os eleitores da “República Tcheca” foram às urnas, neste último final de semana, para eleger seus representantes nas Assembleias regionais – das quatorze regiões do país, treze passaram por eleições, tendo somente a capital, Praga, como exceção. Novamente, como foi comum nas últimas eleições europeias, também as eleições tchecas foram pautadas pelas medidas de austeridades impostas como solução para a crise que assola a Europa.
O “Partido Social Democrata”, líder da oposição, obteve os melhores resultados eleitorais regionais, garantindo 23,6% dos votos. Já o “Civic Democratic Party”, atualmente no governo do país, sofreu grande derrota, alcançando 12,3% dos eleitores.



Durante o seminário “Perspectivas das Relações Econômicas entre o Brasil e os Países Árabes”, que marca as comemorações dos 60 anos da “Câmara de Comércio Árabe-Brasileira”, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, destacou que “existe um grande potencial para a diversificação da pauta exportadora brasileira para o mundo árabe”*.