quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESG COMEMORA O “DIA DO AVIADOR”
O dia 23 de outubro é consagrado à Força Aérea Brasileira (FAB). Nesse dia cultiva-se a memória de ALBERTO SANTOS DUMONT, um brasileiro reconhecido e condecorado em vários países pelos seus feitos em prol da aviação.
Nesse dia, em todos os rincões do Brasil é comemorado o Dia do Aviador e da FAB, além de realizar-se a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, a maior comenda concedida pala Aeronáutica, a militares e civis, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Força e ao País.
No Rio de Janeiro, a solenidade foi realizada no III Comando Aéreo Regional.
Na oportunidade, oficiais integrantes da Escola Superior de Guerra (ESG), foram agraciados com a referida medalha; no Grau Comendador, o Coronel Reformado Antonio Celente Videira, do Corpo Permanente e no Grau Oficial, os Coronéis Aviadores Alcides Teixeira Barbaconi e Augusto Hermes Zawadzki e o Coronel Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE).
A Escola Superior de Guerra, associando-se às homenagens da Data Magna da FAB realizou exposição de material com a participação da
Diretoria de Saúde, Diretoria de Engenharia, Centro de Documentação, Batalhão de Infantaria Especial dos Afonsos e do Parque de Material Bélico.
No dia 25 de outubro ocorreu a solenidade militar, presidida pelo Vice-Almirante NELSON GARRONE PALMA VELLOSO, Subcomandante da Escola e desenvolveu-se de acordo com o preconizado no cerimonial da Aeronáutica.
Prestigiaram o evento o Tenente Brigadeiro-do-Ar R1 CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA, Comandante da Aeronáutica no período de 2000 a 2002 e professores e alunos da Escola Municipal Estácio de Sá.
O Pavilhão Nacional foi hasteado pela Arquiteta PAOLETTA MANTUANO DA NÓBREGA, Estagiária do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), seguindo-se a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, realizada pelo Brigadeiro-do-Ar ALEX PICCHI IZMAILOV, Assistente da Aeronáutica na ESG.
Encerrando as atividades programadas, o Tenente Brigadeiro-do-Ar R1 BAPTISTA proferiu palestra sobre a Aeronáutica Brasileira. Antes dessa explanação, o Brigadeiro-do-Ar IZMAILOV explicou aos Estagiários do CAEPE a origem da Semana da Asa e do Dia do Aviador, concluindo com um convite aos presentes para cantarem o “Hino do Aviador”.