terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cadê a paz?

Farc matam seis policiais no sudoeste da Colômbia
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) emboscaram nesta segunda-feira (29), no sudoeste do país, uma patrulha policial, mataram seis de seus integrantes e feriram outro, informou à Agência Efe uma fonte policial.
O ataque aconteceu em uma zona rural entre os povoados de Padilla e Villa Rica, no departamento de Cauca, detalhou a fonte.
Os uniformizados, um subtenente e sete patrulheiros, estavam em motocicletas e pertencem à Unidade de Intervenção e Reação da Direção de Passagem e Transporte (Unir).
A emboscada acontece poucas semanas antes do início da segunda fase dos diálogos de paz entre o Governo colombiano e as Farc, que acontecerá em Havana.
O governador de Cauca, Temístocles Ortega, assinalou que as autoridades deslocaram à zona da emboscada membros do Exército e da Polícia para retomar o controle e localizar os guerrilheiros.
Horas antes da emboscada, a ONG Redepaz havia proposto ao presidente Juan Manuel Santos e às Farc que decretassem uma trégua de um mês como demonstração de confiança para avançar nos diálogos de paz.
Na semana passada, Santos atribuiu seu "moderado" otimismo quanto ao processo de paz empreendido com as Farc aos bem-sucedidos golpes que a polícia vem infligindo a esta guerrilha e às máfias do narcotráfico.
Nessa mesma linha, o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, assegurou que "desde o anúncio do processo de paz foram abatidos cerca de 50 terroristas das Farc e outros 60 foram capturados, enquanto cerca de 30 se renderam e outros 60 se desmobilizaram