quarta-feira, 31 de outubro de 2012


30 Oct 2012 11:30 am | ceiri@ceiri.com.br (Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP)
As eleição municipal de São Paulo ganhou um significativo espaço na mídia chinesa. Os principais canais de notícia mencionaram a eleição e vitória do candidato do “Partido dos Trabalhadores” (PT), Fernando Haddad, para a Prefeitura. Deve-se destacar que o Governo chinês manteve boas relações com o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as mantém no mesmo status com a atual presidente, Dilma Rousseff.
Na agência de notícias Xinhua, no site de busca chinês “Panguso”, o nome 哈达德 (Fernando Haddad) esteve presente em várias chamadas e notas, ganhando até mesmo um breve histórico após a sua vitória.
30 Oct 2012 11:00 am | ceiri@ceiri.com.br (Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP)
Ontem, dia 29 de outubro, a “União Nacional de Camponeses” (UNC) de Moçambique publicou um pronunciamento denunciando a falta de transparência e a execução do “Programa de Cooperação Triangular” entre a “República de Moçambique”, a “República Federativa do Brasil” e o Japão para o desenvolvimento da agricultura, o ProSavana.
O comunicado ressalta que desde que foi divulgado o ProSavana faltam informações e a transparência é reduzida por parte dos principais atores envolvidos (Governos de Moçambique, Brasil e Japão). “Nós camponesas e camponeses, condenamos a forma como foi elaborado e se pensa implementar o ProSavana em Moçambique, caracterizado pela reduzida transparência e exclusão das organizações da sociedade civil em todo processo, em particular as organizações de camponeses”*.