quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Representantes das FARC e do governo colombiano darão entrevista conjunta no dia 17
Anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Noruega, que vai sediar a próxima rodada de negociações
O governo de Noruega confirmou nesta quinta-feira (04/10) a data da primeira coletiva de imprensa que será concedida em Oslo pelos representantes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do governo colombiano.

“As duas partes anunciaram que desejam organizar uma conferência de imprensa no dia 17 de outubro”, afirmou Veslemoey Lothe Salvesen, porta-voz da diplomacia norueguesa, que vai sediar a próxima etapa das negociações pelo acordo de paz na Colômbia.

Ainda não há confirmação oficial, porém, sobre o início do diálogo na capital norueguesa. De acordo com a guerrilha, isso ocorrerá dois dias antes, em 15 de outubro. A imprensa colombiana divulgou que Salvesen não quis se pronunciar sobre o assunto. “O que acontecerá um dia antes e um dia depois da coletiva, deve ser dito pelas duas partes.”

Depois da rodada de negociação na Noruega, os representantes do presidente Juan Manuel Santos prosseguirão as conversas com as FARC em Havana.

Os detalhes sobre o diálogo na Noruega estão sendo mantidos sob sigilo e a discrição do país-sede tem contribuído muito para esse objetivo, segundo os jornais colombianos. Até mesmo a participação do ELN (Exército de Libertação Nacional), que indicou sua disposição em negociar com o governo na última semana, não foi confirmada oficialmente.