quarta-feira, 2 de julho de 2014

Uma mulher paquistanesa deslocada pela onda de violência na fronteira com o Afeganistão. Foto: ACNUR/Q.K.Afridi
Agências da ONU auxiliam cerca de 500 mil pessoas na fronteira entre o Paquistão e Afeganistão
2 de julho de 2014 · Notícias - ONU

Desde que uma grande ofensiva militar paquistanesa foi anunciada no dia 15 de junho para enfrentar insurgentes armados afegãos, mais de 400 mil pessoas foram obrigadas a abandonar os seus lares na região fronteiriça do Waziristão do Norte. As agências da ONU calculam que 74% das pessoas deslocadas são mulheres e crianças.
“A estimativa é que milhares de pessoas continuem deslocadas, já que é possível que as operações militares se estendam para outras áreas”, alertou o porta-voz do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Jens Laerke, em Genebra.
Laerke disse que as Autoridades Regionais de Gestão de Desastre estabeleceram dois acampamentos para receber as pessoas que fogem do conflito, porém apenas uma pequena porcentagem das 468 mil deslocadas procuraram os abrigos. Segundo o porta-voz, a maioria “prefere ficar com os seus parentes ou amigos, ou em acomodações alugadas onde podem ter melhor acesso à água e eletricidade”.
Ao registrar-se nesses acampamentos, cada família recebe uma ajuda financeira estimada em 400 dólares por um mês, para cobrir gastos médicos, de apoio financeiro para o aluguel e outras necessidades, incluindo um pacote de mercadorias para o Ramadã. Após esse primeiro auxílio, as famílias passam a receber 150 dólares.
A porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Elisabeth Byrs, anunciou que a agência está distribuindo comida em seis localidades para alcançar o maior número de famílias. As rações devem durar um mês, mas o tamanho das famílias, que incluem entre 11 e 13 integrantes, é maior do que o habitual.