terça-feira, 12 de agosto de 2014

FAB promove exercício de transporte de cargas e tropas em Campo Grande (MS)
Publicado em Terça, 12 Agosto 2014 12:16 | Última atualização em Terça, 12 Agosto 2014 12:16
Brasília, 12/08/2014 – Começou ontem (11), na Base Aérea de Campo Grande (MS), a edição 2014 do exercício operacional Transportex. A atividade, que prossegue até o próximo dia 26, reúne 450 militares da Força Aérea Brasileira (FAB). O treinamento contempla ações como navegação a baixa altura, voo em formação, lançamento de carga e pessoal, lançamento livre operacional a grande altitude, reabastecimento em voo e missões com uso de óculos de visão noturna. 

Nos 15 dias de exercício, a FAB empregará aeronaves de transporte como o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas e o C-95 Bandeirante. Há ainda a participação de esquadrões de caças, de helicópteros e de aeronaves de reconhecimento.
“Nosso propósito é melhorar a capacidade operacional e na Transportex temos um laboratório rico em técnicas e táticas que elevarão o nível dos nossos tripulantes. O treinamento é essencial para manter nossa proficiência”, afirma o brigadeiro Robson Roger Garcia Tavares de Melo, comandante da Quinta Força Aérea (V FAE), unidade responsável pelo preparo e o emprego da aviação de transporte.
A última edição do exercício Transportex foi realizada em Belém (PA) em 2012, na região amazônica. O revezamento das localidades visa explorar todas as variáveis geográficas e climáticas do país. “A cidade de Campo Grande está situada numa região estratégica. Para que possamos nos adestrar ao máximo, é preciso treinar em todos ambientes onde seja necessário o apoio da aviação de transporte”, finaliza o Brigadeiro Roger.
Fotos: Sargento Batista - FAB
Informações: Força Aérea Brasileira
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa