terça-feira, 12 de agosto de 2014

General de brigada Kristin Lund assinando o documento oficial ao assumir o comando da Força de Paz no Chipre. Foto: UNFICYP
Pela primeira vez na história, ONU nomeia mulher como comandante de missão de paz
12 de agosto de 2014 · Notícias



A general de brigada Kristin Lund assumiu nesta segunda-feira (11) as funções de comandante da Força de Paz das Nações Unidas no Chipre (UNFICYP), onde, junto com Lisa Buttenheim, número um da ONU no país, exercerá a primeira liderança feminina de uma operação de paz na história da Organização.
“Acho muito importante que a ONU tenha dado um passo à frente ao me indicar como comandante da Força de Paz e espero que eu possa ser um modelo para todas as outras mulheres oficiais para que vejam que é possível”, disse Lund.
A general de brigada norueguesa trará para a Missão sua experiência de mais de 34 anos de carreira militar, comandando tropas e equipes nacionais e internacionais. No Chipre, Lund comandará uma força por onde, ao longo dos anos, já passaram mais de 150 mil tropas.
A UNFICYP foi estabelecida pelo Conselho de Segurança em março de 1964 para estabilizar o Chipre após uma crise de extrema violência entre as duas comunidades que dividem a ilha. As tropas da ONU supervisionam o cessar-fogo estabelecido em 1974 e mantém o controle da zona neutra que divide a ilha. Apesar da aparente calma, a UNFICYP registra cerca de mil incidentes na zona todos os anos.