sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


Amorim autoriza emprego de aeronaves para auxiliar combate a incêndio no Chile

Brasília, 17/01/2014 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, autorizou nesta sexta-feira o envio de dois aviões Hércules C-130 com tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuarem em combate a incêndios no Chile. As aeronaves partem amanhã (18) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, equipadas com o Sistema MAFFS (Modular Airbone Fire-Fighting System). O destino das aeronaves é o Aeroporto Carriel Sur, em Concepcion, no sul do Chile.


A participação da FAB atende solicitação feita ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) pela Embaixada do Chile no Brasil. Ao ter acesso ao pedido, o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Itamaraty, Milton Rondó Filho, repassou o documento para a Subchefia de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD).

Agora à tarde, o chefe de Assuntos Estratégicos do MD, brigadeiro Nilson Soilet Carminati, recebeu autorização do ministro Amorim para mobilizar a FAB na missão de apoio ao governo chileno. Segundo documento do Itamaraty, o pedido tem por finalidade auxiliar no combate aos incêndios florestais “que vem assolando o país”.

O primeiro secretário da Embaixada chilena, Fernando Berguño, informou ao Itamaraty que seu país está reunindo mais informações sobre os locais onde os equipamentos serão utilizados. Nas palavras de Berguño, o governo do Chile “é muito grato” à ajuda brasileira.

Na semana passada, o presidente do Chile, Sebastián Piñeira, decretou alerta sanitário para a capital Santiago e as regiões metropolitanas de Valparaíso, del Maule e Araucanía.  O alerta foi dado depois que várias localidades foram afetadas por uma densa nuvem de fumaça provocada por três incêndios na zona central do país.

De acordo com dados divulgados pela imprensa chilena, o país foi afetado por 66% a mais de incêndios neste verão em comparação com o ano passado, e já foram queimados mais de 40.000 hectares em nível nacional, sem registro de vítimas.

Foto: Sgt Batista/Força Aérea
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa