terça-feira, 21 de janeiro de 2014


Balas perdidas em combate entre governo e opositores no Sudão do Sul ferem 34 pessoas em base da ONU

21 de janeiro de 2014 · Destaque - ONU

Deslocados sul-sudaneses chegam a uma base da ONU no Sudão do Sul. Foto: PMA

Ao menos 34 pessoas foram feridas por balas perdidas durante intenso combate entre forças do governo e opositores na cidade de Malakal, no Sudão do Sul, na segunda-feira (20). A luta armada aconteceu perto de uma base da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), atingindo 32 civis sul-sudaneses e dois funcionários da ONU dentro da instalação que acolhe 22 mil deslocados. O hospital da base também foi danificado consideravelmente.

Quase 70 mil civis estão abrigados em dez bases da UNMISS desde o início do conflito entre forças do governo e os apoiadores do ex-vice-presidente Riek Machar em 15 de dezembro. Tanto a Missão quanto o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediram que os combatentes respeitem as instalações da Organização e a segurança das pessoas que estão abrigadas dentro delas.

O Conselho de Segurança da ONU reforçou em 5,5 mil soldados o contingente da UNMISS, mas a chegada das tropas – que estão sendo transferidas de outras missões de paz – deve ser concluída só no fim de fevereiro.

O Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou na segunda-feira (20) que 494 mil pessoas estão deslocadas e 86,1 mil sul-sudaneses fugiram para países vizinhos.