quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Haitianos enfrentam dificuldades no acesso à água em Porto Príncipe
23 de janeiro de 2014 · Destaque - ONU
Foto: ONU/MINUSTAH/Igor Rugwiza
Na capital do Haiti, Porto Príncipe, ter acesso à água é algo realmente complicado para muitas pessoas, principalmente nos bairros mais pobres.
“Lá em cima, nós não temos acesso a água, enquanto que em algumas áreas mais baixas a água está simplesmente imprópria para consumo… e mesmo quando a encontramos, é difícil de transportar porque a encosta aqui é muito íngreme e você ainda tem de transportar um recipiente na sua cabeça, ou nos braços”, explica Marissa, de 55 anos, em entrevista ao site da missão da ONU no país.
Assim, para atender às necessidades da sua família, Marissa tem de comprar 15 litros de água da chuva de seus vizinhos, que a conseguem armazenar num reservatório. Os seus filhos tomam banho numa fonte pública e também trazem para casa a água que irão consumir, depois de tratada com cloro por Marissa. A mulher explica que vive “um pesadelo”.
Em outras famílias, como é o caso da de Daphné Paulin, parte considerável dos escassos rendimentos são gastos em água. No entanto, fica ainda mais “difícil fazer face às despesas”, afirma Daphné.
O rápido crescimento da população da capital e a falta de financiamento de projetos são os principais motivos apontados pela Direção Nacional para a Água Potável e Saneamento para a escassez de água em Porto Príncipe.