terça-feira, 21 de janeiro de 2014


Irã faz declarações incoerentes e ONU retira convite para país participar de conferência sobre Síria

21 de janeiro de 2014 · Destaque - ONU

 

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU/Evan Schneider

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, retirou nesta segunda-feira (20) o convite feito ao Irã para participar da conferência que buscará uma saída política para o conflito na Síria. Ban se disse “profundamente desapontado” pelo fato de as declarações públicas do país terem sido totalmente incoerentes com as garantias verbais dadas a ele.

Ban havia anunciado no domingo que convidou o Irã no dia 15 de janeiro para participar da abertura do evento na Suíça, dia 22, depois de o ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif, garantir que o país compreendia que a base das negociações é a total implementação de um plano de ação adotado no chamado Comunicado de Genebra de 2012, que pede um governo de transição para liderar eleições livres e justas.

“O secretário-geral está profundamente desapontado pelas declarações públicas feitas hoje [segunda-feira, 20] pelo Irã feitas que não são coerentes com o compromisso assumido”, disse o porta-voz, Martin Nesirky, em comunicado. “Ele continua a exortar que o Irã se junte ao consenso global por trás do Comunicado de Genebra. Como o país escolheu permanecer de fora dessa compreensão básica, ele decidiu que o encontro de um dia em Montreux prosseguirá sem a participação do Irã”, acrescentou Nesirky.

Segundo o porta-voz, Ban sempre defendeu que os parceiros regionais com influência sobre as partes na Síria deveriam fazer sua parte na promoção da implementação do plano de ação, incluindo a criação de um governo de transição com plenos poderes executivos e ressaltou que tentou garantir que “todos aqueles que podem contribuir para o sucesso de um processo de paz sírio estejam presentes em Montreux para expressar sua solidariedade e apoio ao povo sírio”.

Também na segunda-feira, reportagens na imprensa indicaram que a oposição política da Síria disse que se retiraria das negociações a menos que Ban retraísse o convite ao Irã, enquanto os Estados Unidos sugeriram que poderiam apoiar a participação do Irã se o país declarasse explicitamente o apoio ao plano de ação.

Cerca de 40 Estados e organizações vão participar da abertura do evento em Montreux. O diálogo terá prosseguimento no dia 24, em Genebra.

Para o secretário-geral, este é um impulso muito aguardado e extremamente importante para a paz. “As partes sírias, a região e a comunidade internacional têm a oportunidade e a responsabilidade de acabar com a violência e começar a transição para uma nova Síria”, registra o comunicado.