sábado, 25 de janeiro de 2014

TV Brasil exibe neste domingo (26) filme inédito para marcar o Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

  
“A Trajetória do Genocídio Nazista”, uma produção do Museu Estadunidense Memória do Holocausto com imagens raras sobre o período, começa às 23h.
A ONU designou 27 de janeiro – aniversário da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau – como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Nesse dia as Nações Unidas incentivam todos os Estados-membros a homenagear as vítimas do nazismo e a desenvolver programas educacionais para ajudar a prevenir futuros genocídios.
Como lembra o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para a data, “as Nações Unidas foram fundadas para prevenir que horrores como esses voltassem a acontecer. No entanto tragédias em Camboja, Ruanda e Srebrenica demonstram que o veneno do genocídio ainda flui. Temos que permanecer vigilantes contra a intolerância, ideologias extremistas, e discriminação contra minoras”.
Como parte das atividades do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a TV Brasil exibirá, neste domingo, dia 26 de janeiro, às 23h, um documentário inédito, produzido pelo Museu Estadunidense Memória do Holocausto: “A Trajetória do Genocídio Nazista”.
O filme, com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas. Estas imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez.
O documentário, que cobre o período de 1918 a 1945, discute o surgimento da ideologia e propaganda nazista e a subsequente perseguição dos judeus e outras vítimas com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, que mudou a forma como vemos o mundo.
A versão em português do documentário foi legendada e traduzida pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).
Assista também pela TV Brasil internacional (veja como aqui) e pela Internet em http://tvbrasil.ebc.com.br/internacional/
Sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Rejeitando qualquer negação do Holocausto como um acontecimento histórico, na íntegra ou em parte, a Assembleia Geral da ONU adotou por consenso, em 2005, a resolução A/RES/60/7, na qual condena “sem reservas” todas as manifestações de intolerância religiosa, incitação, assédio ou violência contra pessoas e comunidades com base na origem étnica ou crença religiosa, onde quer que ocorram.
Este mesmo documento pede à ONU que designe o dia 27 de janeiro – aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau – como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e solicita aos Estados-membros que desenvolvam programas educacionais para que a tragédia não seja esquecida pelas gerações futuras com o objetivo de evitar que atos de genocídios voltem a acontecer.