terça-feira, 20 de janeiro de 2015


Base da ONU no Mali é atacada e um membro da missão de paz é morto

A base das Nações Unidas em Kidal foi alvo de explosão de carro-bomba e foguetes, deixando quatro soldados feridos e um morto, neste sábado (17).

 

Membros da MINUSMA. Foto: ONU/Marcos Dormino

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou veemente o ataque terrorista contra uma base da ONU em Kidal, no Mali, que matou um soldado e deixou quatro feridos no último sábado, 17.

“Estes ataques não vão interferir na determinação da ONU em em apoiar o povo do Mali em sua busca pela paz”, disse o porta-voz do secretário-geral, comentando a reincidência de ataque armados contra funcionários da ONU na região.

Um comunicado de imprensa da Missão Integrada das Nações Unidas de Estabilização no Mali (MINUSMA) explica que a base foi atacada pouco antes de 7h, hora local, quando um veículo suicida foi detonado perto de um posto de controle, matando um e ferindo outro capacete-azul, ambos do contingente chadiano. Um segundo veículo, em seguida, explodiu em uma das entradas da base, enquanto o acampamento foi simultaneamente bombardeado com cerca de oito foguetes, causando danos significativos.

O Representante Especial Adjunto no Mali, Arnauld Akodjenou, garantiu que Missão Integrada das Nações Unidas de Estabilização no Mali (MINUSMA) permanece determinada a cumprir o mandato do Conselho de Segurança: “Este tipo de violência contra as forças de paz da ONU é um crime grave e os responsáveis serão levados à justiça”, disse.