quarta-feira, 4 de abril de 2012

2,4 milhões de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos, afirma UNODC
3 de abril de 2012 · Notícias  - ONU

Cerca de 2,4 milhões de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos, um mercado com lucro anual de mais de 32 milhões de dólares, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Por conta desses dados alarmantes, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, instou nesta terça-feira (03/04) durante o encontro ‘Combatendo Tráfico Humano: Parceria e Inovação para acabar com a Violência contra Mulher’ na sede da ONU em Nova York, os Estados a aumentarem os esforços para prevenir o tráfico de seres humanos e proteger suas vítimas.
Ele ressaltou que os países precisam aderir a tratados existentes, como o ‘Protocolo da ONU para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, Especialmente Mulheres e Crianças’. Além disso, Ban Ki-moon enfatizou que países precisam atacar os problemas responsáveis pelo tráfico, como extrema pobreza, e pediu que países coordenem suas políticas de trabalho e migração.
“Mulheres são tiradas de suas casa e de seus países com falsas promessas. Elas são despojadas de seus passaportes, sua dignidade e sua segurança pessoal”, afirmou o Secretário-Geral.
Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas também foi lembrado. O Diretor Executivo da UNODC, Yury Fedotov, afirmou que um milhão de dólares foram prometidos, mas apenas 470 mil dólares foram doados.