terça-feira, 17 de abril de 2012

Secretário-Geral da ONU alerta Sudão sobre risco de guerra com Sudão do Sul
16 de abril de 2012 · Notícias - ONU


A escalada de violência entre o Sudão e o Sudão do Sul fez o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertar o Ministro das Relações Exteriores do Sudão, Ali Ahmed Kartim, que uma solução militar não irá resolver o impasse na cidade de Heglig, no Sudão.
A relação entre os dois países se agravou após o exército do Sudão do Sul, conhecido como Exército de Libertação do Povo do Sudão do Sul, ter ocupado a cidade de Heglig e poços de petróleo no Sudão.
Em conversa por telefone no sábado (14/04), Ban pediu que o governo sudanês aceite o convite da ONU para participar de um encontro presidencial com outras lideranças políticas dos dois países a fim de buscar uma solução pacífica. Ele disse que o histórico de guerra na região resultou apenas em mortes, sofrimento, destruição de infraestrutura e caos econômico.
O Conselho de Segurança (CS) já havia pedido na quinta-feira (12/04) que ambos os países respeitassem o limite de aproximação superior a dez quilômetros da fronteira, determinado por um acordo adotado no ano passado durante o processo de independência do Sudão do Sul.
O Presidente da Assembleia Geral, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, lembrou também na sexta-feira (13/04) que as nações vizinhas precisam continuar engajadas nos esforços de mediação da União Africana.