segunda-feira, 2 de abril de 2012

ONU alerta sobre aumento dos ataques do Exército de Resistência do Senhor na África Central
30 de março de 2012 · Notícias - ONU

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) alertou hoje (30/03) sobre o aumento do número de ataques nas últimas semanas do Exército de Resistência do Senhor (LRA) na África Central, levando a centenas de deslocados.
A porta-voz da ACNUR, Melissa Fleming, disse em coletiva de imprensa que os ataques ocorreram na República Centro-Africana (RCA), na República Democrática do Congo (RDC) e no Sudão do Sul. Fleming destacou que desde a última atualização do ACNUR em 6 de março, houve 13 ataques na RDC, resultando em duas mortes e 13 sequestros, além do deslocamento de 1.230 pessoas. Na República Centro-Africana, o LRA voltou a atacar, registrando 11 casos, após uma trégua de quase um ano.
Os ataques do LRA nestes três países levaram a um total de 440 mil pessoas deslocadas internamente ou que vivem como refugiados, dos quais 335 mil encontram-se na RDC. Na semana passada, os três países mais Uganda anunciaram que lançarão uma força-tarefa militar conjunta apoiada pela ONU e pela União Africana para perseguir os rebeldes, incluindo o líder do grupo, Joseph Kony.
Fleming ainda destacou que o ACNUR saudou as iniciativas regionais e internacionais que visam acabar com as atrocidades do Exército de Resistência do Senhor e instou todos as partes envolvidas para respeitar os direitos humanos e minimizar os riscos para as populações civis.