segunda-feira, 2 de abril de 2012

Farc libertam 10 reféns sequestrados há mais de 10 anos

Reuters – 39 minutos atrás
AFP - 22 minutos atrás
VILLAVICENCIO, Colômbia, 2 Abr (Reuters) - A guerrilha colombiana das Farc libertaram nesta segunda-feira seis policiais e quatro militares sequestrados há mais de uma década, os últimos oficiais das forças de segurança do Estado que o grupo rebelde mantinha em seu poder.
Os reféns foram entregues numa região de selva no sul do país pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a uma missão humanitária formada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha Internacional (CICR) e pela ex-senadora do Partido Liberal Piedad Córdoba.
Depois da libertação, considerada por Córdoba como um gesto unilateral de paz da guerrilha, os 10 oficiais das Forças Armadas e a missão humanitária voaram até a cidade de Villavicencio, capital do departamento de Meta, a 70 quilômetros a sudeste de Bogotá, em um dos helicópteros oferecidos pelo Brasil com suas respectivas tripulações.
Desde 2008, o maior grupo guerrilheiro colombiano -considerado uma organização terrorista por Estados Unidos e União Europeia- libertaram progressivamente vários reféns, incluindo políticos, no que alguns analistas consideram como uma estratégia para ganhar protagonismo e limpar sua imagem diante da comunidade internacional.
A entrega dos reféns aconteceu apesar de a guerrilha ter dito, em 2010, que não faria mais gestos unilaterais e que os prisioneiros em seu poder só recuperariam a liberdade com um acordo humanitário que incluísse a libertação de centenas de rebeldes presos.
(Reportagem de Nelson Bocanegra e Luis Jaime Acosta)