segunda-feira, 9 de abril de 2012

Confrontos entre Exército e Al Qaeda deixam 24 mortos no Iêmen
DA FRANCE PRESSE, EM ADEN
Violentos combates nesta segunda-feira entre o Exército iemenita e combatentes da Al Qaeda deixaram pelo menos 24 mortos no sul do Iêmen, onde o movimento extremista multiplica os ataques.
Os novos confrontos, que demonstram a capacidade dos insurgentes de ampliar as ações ao sul, acontecem no momento em que o governo tem dificuldades para reestruturar o Exército e as forças de segurança, controladas em parte por oficiais ligados ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.
Dezenas de combatentes da Al Qaeda atacaram durante a madrugada um quartel da 111ª brigada do Exército em Loder, na província de Abyan, um reduto do movimento islamista, assim como um posto de controle militar no sul da cidade.
Violentos confrontos foram protagonizados pelos soldados, apoiados por homens armados das tribos locais, e os terroristas.
Cinco militares e quatro membros das tribos morreram, segundo fontes oficiais.
O ministério da Defesa informou que 15 combatentes da Al Qaeda morreram nos combates.
CONTROLE
Loder fica 150 km ao nordeste da cidade de Zinjibar, a capital da província de Abyan, controlada pelos "Partidários da Sharia", um grupo ligado à Al Qaeda na Península Arábica.
Em agosto de 2010, a Al Qaeda assumiu temporariamente o controle de Loder, antes de ser expulsa pelas Forças Armadas, apoiadas pelas tribos.
"Com o ataque, a Al Qaeda tenta retomar o controle de Loder, cobiçada pela posição estratégica porque une as províncias vizinhas de Shabwa, Bayda e Lahj, onde o grupo extremista opera", declarou à agência France Presse uma fonte militar.
No domingo, 12 membros da Al Qaeda morreram em um bombardeio contra Zinjibar