quinta-feira, 12 de abril de 2012

ONU saúda lições de Ruanda e reafirma compromisso de levar genocidas a julgamento
12 de abril de 2012 · Notícias - ONU






O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, homenageou nesta quarta-feira (11/04) as vítimas do genocídio de Ruanda e ressaltou que o único jeito de prevenir que tal tipo de atrocidade ocorra novamente é aprender com a História. “Ruanda aprendeu com a horrível tragédia. Assim deve fazer o mundo”, disse em mensagem por vídeo para lembrar o 18º aniversário do genocídio, observado anualmente em 7 de abril.
Ban ressaltou a importância dos esforços da comunidade internacional para fortalecer a prevenção de conflitos, a mediação e manter a responsabilidade de proteger. O Secretário-Geral também enfatizou que o genocídio é responsabilidade coletiva e apelou para que os países continuem a trabalhar conjuntamente para garantir um futuro livre do genocídio.
“O Tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPIR) emitiu os primeiros veredictos relativos a genocídio sentenciado por uma corte internacional, e continua buscando a justiça e a responsabilização dos crimes. O Tribunal Penal Internacional se tornou um impeditivo efetivo de graves violações. E para aqueles que persistirem em reprimir os compatriotas que clamam por dignidade e liberdade, temos uma mensagem clara: A justiça será feita.”
Ao menos 800 mil membros do grupo étnico tutsi e hutus que eram politicamente moderados foram mortos em 1994, durante três meses de derramamento de sangue, após a morte o então Presidente Juvenal Habyarimana.