quarta-feira, 25 de abril de 2012

Brasil e Sérvia retomam negociações para intercâmbio na área de defesa

Brasília, 23/04/2012 – Um ano e meio depois de firmarem um acordo de cooperação militar, na cidade de Belgrado, Brasil e Sérvia sentaram-se novamente à mesa para dar sentido prático à aproximação entre os dois países na área de defesa.

As negociações foram retomadas numa breve visita do chanceler sérvio, Vuk Jeremic, ao ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim. O encontro aconteceu no último sábado (21), em Brasília, na companhia de representantes militares e diplomáticos de ambas as nações.

Após um relato sucinto sobre o atual cenário geopolítico da região dos Balcãs, Jeremic destacou o interesse de seu país em estreitar relações com o Brasil – país que, segundo ele, teve papel de destaque em questões importantes da história recente da Sérvia, como a separação da província do Kosovo.

De acordo com o chanceler sérvio, os dois países se beneficiariam de maior aproximação em áreas estratégicas, como capacitação e medicina militar, além de prospecções no setor de indústria de defesa. Para tanto, sugeriu a realização, ainda este ano, de visitas técnicas bilaterais de especialistas, ”para entendermos como as coisas funcionam em cada país.”

Celso Amorim manifestou-se na mesma linha e propôs intercâmbio entre escolas e institutos técnico-militares. Mencionou também a possibilidade de interação no setor desportivo militar, ancorada no recente sucesso brasileiro nos Jogos Mundiais Militares, no Rio, além da perspectiva de preparação de atletas para as Olimpíadas.

Ao final do encontro, os dois ministros predefiniram, para junho ou setembro deste ano, a ida de uma delegação de especialistas militares do Brasil à Sérvia, para conhecer seus interlocutores no país europeu e analisar as possibilidades de intercâmbio.

“É um começo”, afirmou Celso Amorim, ao concluir a reunião. Para o ministro da Defesa, “maior conhecimento mútuo” entre os dois países irá criar bases para futuros acordos mais específicos de cooperação.

O encontro com Vuk Jeremic aconteceu na sede do Ministério da Defesa. Participaram também da reunião o embaixador do Brasil na República da Sérvia, Alexandre Addor Neto, e o embaixador sérvio no Brasil, Ljubomir Milic.


Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa