quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ataque suicida no Teatro Nacional da Somália não pode sabotar progresso do país, alerta ONU
4 de abril de 2012 · Notícias - ONU


Pronunciando-se de Istambul, o Enviado Especial da ONU para a Somália, Augustine P. Mahiga, manifestou indignação com o ataque suicida que nesta quarta-feira (04/04) explodiu com uma bomba o recentemente reaberto Teatro Nacional na capital da Somália, Mogadíscio, matando no mínimo seis pessoas. Além de vários feridos, foram mortos o chefe do Comitê Olímpico e o chefe da Federação de Futebol da Somália.
De acordo com a mídia local, a explosão ocorreu durante cerimônia para marcar o primeiro aniversário do lançamento da estação nacional de televisão, onde participaram vários oficiais do Governo e representantes da sociedade civil. Mahiga apelou ao grupo insurgente Al-Shabaab, que reivindica a responsabilidade do atentado, que encerre a violência. “O futuro da Somália não pode ser feito refém de uma minoria violenta que recorre a atos terroristas em prejuízo de seus concidadãos”.
“Nós não devemos permitir que esse trágico evento sabote o progresso que tem sido feito na Somália”, disse, notando que importantes etapas no processo político se afiguram no horizonte como a adoção de uma nova Constituição em maio e a transição para uma nova administração em agosto. “A reabertura do Teatro Nacional é simbólica da verdadeira mudança em andamento: a cidade reconstruída, a cultura reavivada e a esperança restaurada”.
Mahiga ainda manifestou seu pesar pelos mortos e feridos. “Meu coração está com a família daqueles que morreram e vivenciaram a tragédia”.