terça-feira, 3 de abril de 2012

VANDALISMO EM RONDÔNIA

Operário relata suposta origem dos atos de vandalismo no canteiro de obras de Jirau

Terça-Feira , 03 de Abril de 2012 - 9:03
Um operário, que não quis se identificar, em contato com o Rondoniaovivo relatou à reportagem a sua versão do que teria sido o início dos atos de vandalismo no canteiro de obras da Usina de Jirau, que culminou com depredação na queima de 30 unidades de alojamento.
De acordo com ele o início foi no Bloco C, que, segundo o operário, é justamente os trabalhadores que tratam da mão de obra mais pesada, contratados da Camargo e Corrêa. E no outro lado um grupo de funcionários da Emesa que fazia um churrasco ateando fogo no chão, utilizando tijolos – de acordo com ele, isso era normal -, no entanto, em determinado momento, um caminhão pipa foi até o local e apagou o fogo do churrasco. Irritados pela atitude e já com a cabeça quente pelo desenrolar da paralisação, iniciou uma provocação entre funcionários da Enesa – empresa terceirizada contratada – e da Camargo Correa – que eram chamados de “salário mínimo” (sic).
Com os ânimos acirrados os operários passaram a xingar e a tocar fogo em objetos e entulhos, para chamar a atenção e incitar a segurança no local. A segurança feita no canteiro pela polícia militar e guarda nacional acompanharam o desenrolar da situação e tentaram manter o controle, porém  o clima foi ficando hostil, e até 1h da manhã ficaram nas provocações, até que num determinado um grupo de operários, que ele não soube definir, passou a tocar fogo nos alojamentos dos setores norte e sul. "Foram cerca de 15, só o que eu vi", disse ele em determinado trecho de seu relato. Logo teve início a confusão, com funcionários da margem direita querendo ir embora, pois não tinham mais local para ficar.
Com os atos de vandalismos cerca de 30% do total de alojamentos foram destruídos pelos vândalos e uma caravana de operários que estão sem onde ficar foi encaminhada para a capital. De acordo com a assessoria de comunicação foram disponibilizados ônibus, alimentação e alojamento provisório em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, estão sendo providenciados para triagem e encaminhamento dos trabalhadores às suas cidades de origem.