sábado, 14 de abril de 2012

Agentes secretos dos EUA são acusados de má conduta em Cartagena


DA FRANCE PRESSE, EM CARTAGENA
Agentes do Serviço Secreto americano enviados à Colômbia para ajudar a proteger o presidente americano, Barack Obama, na cúpula regional foram enviados de volta para casa em meio a acusações de um escândalo sexual, informaram autoridades e imprensa local nesta sexta-feira.
"Houve acusações de má conduta contra agentes do Serviço Secreto em Cartagena, Colômbia, antes da viagem do presidente", afirmou o chefe do Serviço Secreto, Edwin Donovan, em comunicado.
"Por causa disso, esses oficiais estão sendo liberados de suas funções, retornando a seus locais de trabalho, e estão sendo substituídos por outros oficiais do Serviço Secreto". disse Donovan.
Ele não especificou quais acusações pesam contra os agentes, que estavam em Cartagena antes da chegada de Obama, nesta sexta-feira, para a Cúpula das Américas, que começa no sábado.
Mas ao menos um dos agentes foi acusado de se envolver com prostitutas na cidade turística colombiana, informou o jornal americano "Washington Post", citando Jon Adler, presidente da Federal Law Enforcement Officers Association.
As notícias sobre o escândalo surgiram após quatro artefatos terem explodido, dois em Cartagena e dois na capital colombiana, Bogotá, nesta sexta-feira perto da embaixada americana, sem deixar danos ou vítimas, informou a polícia.
Mas Donovan enfatizou que as mudanças no pessoal do Serviço Secreto "não afetarão o plano de segurança que foi preparado com antecedência para a viagem presidencial".
"O Serviço Secreto leva a sério todas as acusações de má conduta", completou.
Ele não informou quantos agentes foram enviados para casa. Mas o Washington Post afirma que houve outros incidentes envolvendo a segurança de Obama, incluindo um agente acusado de homicídio doloso após um incidente no Havaí em novembro, antes da cúpula Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), e outro acusado de dirigir alcoolizado enquanto atuava na organização da segurança de uma viagem de Obama a Iowa em agosto.