sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Defesa terá Centro de Coordenação de Logística e Mobilização

Brasília, 03/08/2012 – O Ministério da Defesa (MD) vai criar um novo setor para coordenar as atividades de logística e mobilização em operações conjuntas e em missões de paz com apoio logístico para os comandos operacionais; contingentes brasileiros no exterior; e forças singulares, auxiliares e entidades civis.

O Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), em fase adiantada de montagem, vai operar no âmbito do MD e será coordenado pela Subchefia de Integração Logística (Subilog).

A iniciativa foi discutida durante a “I Reunião de Estudos Doutrinários sobre a Função Logística de Transporte em Operações Conjuntas e de Manutenção da Paz”, ocorrida em São Paulo.

O encontro foi encerrado hoje, no Parque Material Aeronáutico (Pama) e no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). As reuniões tiveram início na última segunda-feira (30).

Simpósio

O simpósio discutiu também a proposta de sugestões para o Plano Nacional de Logística de Transporte e a busca de subsídios para a revisão e atualização do “Manual de Transporte para Uso nas Forças Armadas”.

Foram apresentadas 26 palestras por militares e civis com foco em apoio logístico divididas nos painéis: “Logística de Transporte no Nível Estratégico”, “Logística de Transporte no Nível Operacional” e “Transporte de Carga e Pessoal 1 e 2”.

A reunião foi aberta pelo general-de-exército João Carlos Vilela Morgero, que até então ocupava a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC), e encerrada pelo subchefe de Logística Operacional (SC-4), contra-almirante Jorge Armando Nery Soares.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa