sábado, 25 de agosto de 2012

Militares recebem alerta após livro sobre Bin Laden
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Após serem surpreendidas pelo anúncio do lançamento de um livro sobre a operação que matou Osama bin Laden em 2011, escrito por um ex-militar que participou da ação, as Forças Armadas americanas alertaram seus homens sobre as consequências de futuros vazamentos.
Em e-mail enviado aos integrantes das Forças Especiais da Marinha (conhecidas sob a sigla em inglês Seal), o comandante Bill McRaven, disse que militares --da ativa ou não-- podem responder judicialmente pela divulgação de dados sigilosos.

"Vamos buscar todas as opções possíveis para fazer com que os membros sejam responsabilizados, incluindo, se for o caso, um processo criminal", disse McRaven, que comandou a ação contra Bin Laden. O trecho da carta foi divulgado pela Associated Press.
Ainda segundo o comunicado, o comandante diz que os ex-militares podem "advogar por causas" e até "escrever livros sobre suas aventuras", mas não falar em nome de todos os membros das Forças Especiais ou colocar em risco as tropas ao narrar detalhes confidenciais.
O autor do livro "No Easy Day" (que no Brasil será publicado pela Editora Paralela como "Não há dia fácil") assina sob o pseudônimo de Mark Owen, mas foi identificado pela Fox News como Matt Bissonnette, 36. Ele teria deixado a Marinha há um ano.
Após a divulgação do nome, simpatizantes da Al Qaeda chegaram a postar, em blogs jihadistas, fotos de Bissonnette com ameaças ao ex-militar, em resposta à morte de Osama bin Laden.
A obra será lançada em 11 de setembro, primeiro em formato digital. A edição impressa, com 264 páginas, deve sair no fim de setembro.