quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Missão dos EUA investiga terrorismo na Tríplice Fronteira
DE SÃO PAULO
Um grupo de cinco parlamentares americanos está em "missão" na Tríplice Fronteira para investigar a presença de supostas ameaças terroristas na região. O grupo, formado por cinco deputados federais republicanos e democratas, esteve ontem em Ciudad del Este, no Paraguai, e em Foz do Iguaçu (PR), do lado brasileiro da fronteira.
Segundo o republicano Michael McCaul, deputado pelo Texas e presidente do Subcomitê de Supervisão e Investigações do Comitê de Segurança Doméstica da Câmara, a intenção do grupo é "entender melhor a ameaça de grupos terroristas" na região e trabalhar junto com os governos sul-americanos no combate a eles. Os parlamentares estariam "preocupados" com os possíveis laços do Irã e do grupo libanês Hizbollah na fronteira entre os três países.
"O crime transnacional é uma ameaça crescente aos EUA. Isso é evidente desde a emergência das operações dos cartéis mexicanos dentro dos EUA, e hoje, com a presença crescente de grupos terroristas radicais no continente", disse McCaul à Folha, por email.
O grupo, que passou no domingo pela Colômbia, ainda seguirá para a Argentina.
De acordo com a equipe do deputado democrata pelo Texas Henry Cuellar, a intenção da visita é "entender melhor os desafios de crimes transnacionais" na região.
Os outros deputados são os republicanos Jeff Duncan, da Carolina do Sul, Tom Graves, da Georgia, e Robert Turner, de Nova York.
A viagem vem na semana seguinte à divulgação, pelo Departamento de Estado, do "Relatório sobre Terrorismo nos Países em 2011", que aponta que os serviços de segurança brasileiros estiveram "preocupados" com a possibilidade de terroristas usarem o território do país para "apoiar ou facilitar atentados terroristas, domésticos ou no exterior". O Itamaraty não comenta o relatório americano.
O governo brasileiro disse que não recebeu qualquer pedido de encontro com autoridades do país nem tem mais informações sobre a atividade dos parlamentares aqui.
Ontem, os americanos percorreram o centro de Ciudad del Este, onde conversaram com comerciantes, e cruzaram a Ponte da Amizade.