quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Novos subchefes do Estado-Maior Conjunto tomam posse no Ministério da Defesa

Brasília, 01/08/2012 – Tomaram posse nesta quarta-feira, no Ministério da Defesa (MD), os novos subchefes de Inteligência Estratégica, de Assuntos Internacionais, de Política e Estratégia e de Integração Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

A cerimônia de transmissão dos quatro cargos ocorreu no Salão de Honra do MD e contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Na Subchefia de Inteligência Estratégica (SCIE), o general-de-exército Francisco Carlos Modesto passou o cargo para o major-brigadeiro-do-ar Roberto Carvalho, que até então ocupava a Subchefia de Assuntos Internacionais (SCAI).

Depois de atuar por mais de dois anos no órgão, Modesto deixa a SCIE para assumir o Comando Militar do Leste (CML), sediado no Rio de Janeiro (RJ).

No discurso de despedida, ele ressaltou que a sinergia e o comprometimento, assim como o fortalecimento da integração de militares e civis, são determinantes para que o trabalho no ministério seja produtivo.

No período em que esteve à frente da SCPE, Modesto participou da formulação da Política Nacional de Inteligência (PNI) e da reavaliação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Ele também atuou na criação da Comissão Binacional Fronteiriça (Combifron) e no planejamento e execução das Operações Ágatas 2, 3 e 4.

Assuntos Internacionais

Na mesma solenidade, o major-brigadeiro-do-ar Roberto Carvalho passou o comando da Subchefia de Assuntos Internacionais (SCAI) para o contra-almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

À frente do órgão, o brigadeiro Roberto liderou o planejamento das atividades de cooperação técnico-militar na área de Defesa e acompanhou as atividades de organismos internacionais de interesse da Defesa, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Ao despedir-se de sua antiga função, ele disse que se considerava um “privilegiado” e lembrou algumas das realizações obtidas na SCAI. “Trabalhamos em três áreas principais (cooperação, relacionamento internacional e ligação com os adidos militares) e participamos do esforço para o incremento da diplomacia militar do nosso país”, afirmou.

Política e Estratégia

Coube ao general-de-divisão Carlos Cesar Araújo Lima assumir os trabalhos da Subchefia de Política e Estratégia (SCPE). Araújo Lima substitui o contra-almirante José Luiz Ribeiro Filho, que se despede do MD para dirigir o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, situado em Arraial do Cabo (RJ).

Antes da SCPE, o general estava à frente da Subchefia de Integração Logística do EMCFA (Subilog). Ali, chefiou comitivas do ministério em eventos internacionais, atuou como conselheiro no Conselho Administrativo da Indústria de Material Bélico (IMBEL) e concluiu um trabalho de importância estratégica para o ministério: a revisão do Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED).

Integração Logística

Araújo Lima passou a subchefia da Subilog para o major-brigadeiro-do-ar Nilson Soilet Carminati. Ao assumir o cargo, o brigadeiro elogiou o desempenho de seu antecessor. “Será um grande desafio dar continuidade às funções do general, que fez um excelente trabalho de integração”.

Além do ministro Celso Amorim, participaram da solenidade no MD o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito; e o chefe do EMCFA, general-de-exército José Carlos De Nardi, além de outras autoridades militares e civis.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa