quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MERCOSUL

Paraguai: Venezuela no Mercosul é ilegalidade
A Venezuela de Hugo Chávez não poderia ingressar no Mercosul porque, além de violar princípios democráticos (censura à imprensa, perseguição a opositores etc), ainda não ratificou acordos como o Tratado de Assunção, que “costurou” o bloco, e o Protocolo de Ouro Preto, indispensáveis à sua adesão. A advertência é de um documento do governo do Paraguai, admitindo recurso a tribunais internacionais.
Só um pretexto
A suspensão do Paraguai do Mercosul, por destituir Fernando Lugo, foi só pretexto para retirar o obstáculo ao ingresso da Venezuela no bloco.
Obstáculo removido
Para a Venezuela entrar no Mercosul era preciso que o Legislativo dos países membros o aprovassem. E o Paraguai se recusava a isso.
Fala que não escuto
O Paraguai só pode questionar a legalidade da Venezuela no Mercosul após as eleições, quando termina sua suspensão. Será tarde demais.
Mau pagador
O semi-ditador Hugo Chávez comprou seis aviões à Embraer por US$ 270 milhões, mas as comemorações são prematuras. Afinal, ele já deu um cano de alguns bilhões na Petrobras, na refinaria de Abreu e Lima.
Chávez se acha
O fanfarrão da Venezuela, numa visita à Câmara, certa vez impôs a “segurança” de cães pastores durante o almoço. A segurança do bufão também já exigiu detalhes da cebola no tempero e almoço com pratos no centro da mesa, não “à americana”, coisa típica do “império”.