sexta-feira, 23 de agosto de 2013

 
Exército exalta virtudes de seu patrono em homenagem aos soldados brasileiros
Brasília, 23/08/2013 – Em cerimônia que contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, lembrou nesta sexta-feira as virtudes do maior e mais famoso praça brasileiro: Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

“Inspirado em Caxias, o Brasil poderá contribuir ainda mais com a harmonia entre os povos e com a paz mundial, ampliando sua estratégia de cooperação”, disse o general Enzo, que ressaltou também a bravura, o patriotismo, a humildade, a generosidade e o nacionalismo do patrono do Exército.
As palavras foram pronunciadas durante solenidade alusiva ao Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Celebrado em 25 de agosto, em homenagem ao próprio Caxias, a cerimônia serve também para a entrega da Medalha do Pacificador a autoridades civis e militares e organizações que, de alguma forma, elevaram o prestígio do Exército Brasileiro. Neste ano, mais de 300 personalidades foram agraciadas com a honraria que homenageia Duque de Caxias.
A celebração contou ainda com desfile de tropas do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCGd), do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), entre outros. Alguns grupamentos se apresentaram com uniformes históricos e canhões do século XIX.
Além do ministro da Defesa, o evento contou com a presença dos comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Compareceram também militares das Forças Armadas, adidos, autoridades civis, convidados, agraciados e familiares.
Medalha do Pacificador
A Medalha do Pacificador foi instituída pela Portaria nº 345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.
O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares. A partir de 1955, transformou-se em insígnia.

Fotos: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa